O QUE É O GPL?

O GPL (Gás de Petróleo Liquefeito), normalmente conhecido como Gás Butano e Gás Propano, produzido naturalmente nos campos de exploração de petróleo e gás, como parte da extração do crude ou obtido através de processos de refinação.

Composto maioritariamente por Butano (C4H10) e Propano (C3H8), é possível a sua liquefação à temperatura ambiente a uma pressão moderada baixa, com total vaporização quando libertada à pressão atmosférica. Possui ainda um poder calorífico elevado (cerca de 12.000 kcal), sendo um produto cuja combustão é inofensiva para o ambiente, o que lhe confere uma “certificação ecológica”.

Estas propriedades conferem uma grande versatilidade ao GPL, pois é facilmente armazenado e transportado na sua fase líquida.

BENEFÍCIOS

PRINCIPAIS
BENEFICIOS DO GPL

Alta eficiência de combustão

Alto poder calorífico

Não é tóxico

Limpo, sem resíduos significativos de enxofre ou metais poluentes

É odorizado, por questões de segurança

ALGUMAS
VANTAGENS:

LIMPO

O GPL tem uma queima limpa e apresenta menores emissões de gases de efeito estufa do que qualquer outro combustível fóssil quando medido em um ciclo total de combustível. Originário principalmente da produção de gás natural, não é tóxico e não contamina o solo ou linhas de água em caso de derrame.

PORTÁTIL

O GPL pode ser transportado, armazenado e usado praticamente em qualquer lugar do mundo. Não requer uma rede fixa e não se deteriorará com o tempo.

ACESSÍVEL

Hoje, o GPL pode ser acessível a todos em qualquer lugar, sem grandes investimentos em infraestrutura e há reservas suficientes para durar por muitas décadas.

EFICIENTE

O GPL é económico, uma vez que uma alta proporção de seu conteúdo energético é convertida em calor. O GPL pode ser até cinco vezes mais eficiente que os combustíveis tradicionais, resultando em menos desperdício de energia e melhor uso dos recursos do nosso planeta.

CONVENIENTE

O GPL é uma energia multiuso. Existem mais de mil aplicações, desde cozinhar, aquecer, ar condicionado, transporte, isqueiros, entre outras aplicações.

APLICAÇÕES GPL

O GPL é utilizado para a produção de energia térmica através da sua queima, podendo ser utilizado ao nível doméstico, comércio e serviços, industrial ou no sector dos transportes.

É aplicado no uso doméstico, para a realização de aquecimento central e águas sanitárias através do fornecimento de gás aos esquentadores, caldeiras e lareiras, sendo também utilizado para a confeção de alimentos através de equipamentos como o fogão, forno e barbecue.

RESTAURAÇÃO

Fornos, fogões, fritadeiras, chapas, grelhadores, panelas de banho-maria, aquecimento de água em caldeiras e aquecimento central.

HOTELARIA

Cozinha industrial, aquecimento de água, aquecimento centralizado e de piscinas, através do abastecimento a centrais térmicas dedicadas ou compartidas.

CENTROS DE DIA
E CENTROS SOCIAIS

Aquecimento de águas sanitárias, aquecimento central, e cozinhas de apoio às refeições diárias.

INDÚSTRIA

Abastecimento de centrais térmicas, centrais a vapor, estufas de pintura e lacagem, e metalomecânica.

AGRICULTURA/PECUÁRIA

Acondicionamento térmico das instalações de aves, queimadores para secagem de cereais, combustível para motor de rega, entre muitas outras aplicações.

MOBILIDADE/TRANSPORTE

Normalmente designado por Autogás ou GPLAuto, é o combustível alternativo mais utilizado no mundo. É económico e limpo.