Perguntas e Regras de Segurança indispensáveis para a sua segurança

Poderei deitar a garrafa de gás em funcionamento?

NUNCA. A posição correcta e segura para utilização de garrafas de gás é na vertical.

Cheira a gás, o que fazer?

Que cuidados devo ter na instalação de gás engarrafado e montagem dos aparelhos (fogão, esquentador, etc…)? 

A instalação e montagem deve ser feita por um Técnico Credenciado para o efeito. Existem regras que devem ser cumpridas e os técnicos credenciados estão devidamente habilitados. Contudo, qualquer consumidor poderá depois trocar a botija quando necessário.

Devo ter as garrafas dentro de casa ou no exterior?

O risco de acidente diminui se guardar as botijas no exterior da habitação, numa cabine devidamente identificada. Esta deverá ser feita em material incombustível e bem ventilada, com pavimento cimentado e revestido a cerâmica ou de terra compactada. Deverá conter uma indicação de proibição de fumar ou fazer fogo. Por uma questão de segurança, dentro de uma divisão, armazene no máximo duas garrafas de gás (cheias ou vazias) e sempre na vertical.

Tenho garrafas adicionais na garagem do prédio/cave. Há algum problema? 

A Portaria n.º 460/2001, de 8 de maio, proíbe o armazenamento de garrafas de gás, cheias ou vazias, em caves.

Moro num prédio com mais de 9 andares e 28 metros
de altura. Posso usar gás engarrafado?

Sim. A Portaria n.º 361/98, de 26 de junho, proíbe a utilização de gás engarrafado em “prédios de grande altura”, ou seja, com mais de 28 metros de altura, medidos da cota mais baixa da via de acesso até à cota máxima dos pisos para habitação.

Qual é o significado dos números na mangueira de borracha que liga o redutor ao fogão/esquentador? 

Os números indicam a validade da mangueira, entre outros. De facto, as mangueiras utilizadas como conectores maleáveis, no início ou na parte final da instalação de gás, apresentam uma validade e devem ser substituídas perto do final desta data. Este conector não pode ter mais de 1,5 metros de comprimento.

Posso transportar Garrafas de Gás no meu carro?

As garrafas de gás, cheias ou vazias, são consideradas matérias perigosas do ponto de vista legal e do código da estrada. Por isso, o transporte está sujeito a regras apertadas. Contudo, a lei prevê que o consumidor final possa transportar na sua viatura até duas garrafas de gás (cheias ou vazias) para consumo e utilização. Aconselhamos a fazê-lo sempre com as janelas ligeiramente abertas. Não deixe a viatura muito tempo imobilizada com exposição solar.

Condições gerais do Seguro de Gás Galp

Esta é uma ideia de Responsabilidade. Totalmente gratuito, o Seguro Cliente Galp oferece-lhe uma cobertura de €30.000 e cobre as despesas com danos físicos e materiais resultantes de acidente com gás. Assim, toda a sua família e habitação ficam protegidos!

Ficam garantidos os danos patrimoniais e não patrimoniais exclusivamente decorrentes de lesões corporais ou materiais, sofridos pelo cliente Galp ou outro Terceiro, em consequência de qualquer acidente com garrafas de gás Galp (incluindo fuga de gás de que resulte explosão e/ou incêndio) em instalações ou equipamentos de queima, no local de risco onde existir a instalação de gás (indicado neste certificado como morada do cliente). Este seguro funciona até ao limite de indeminização €30.000 por sinistro e local de risco, sujeito aos sublimites:

Em caso de sinistro, por favor contacte a linha de emergência na área de cliente Galp: 808 508 112

COMPANHIA DE SEGUROS TRANQUILIDADE, S.A.
Av. da Liberdade, 242 – Apartado 2956 – 1124-802 Lisboa
Tel.: 213 503 500 Fax: 213 573 836
www.tranquilidade.pt